"Projeto de Trabalho para o ano letivo"
Partindo da equidade e do equilíbrio
ambiental, resolvemos fazer um Projeto de Trabalho referente à preservação do
meio ambiente. Nossa Escola fica próxima a um córrego, em um bairro que já tem:
água encanada, esgoto, asfalto e coleta de lixo, porém, ainda se encontra muito
lixo espalhado nas ruas, assim como garrafas pet. Então resolvemos fazer uma
campanha de reciclagem de garrafas pet. A princípio, nossa ideia era a
confecção de puffs nas oficinas da Escola, porém, percebemos que o problema era
bem maior. Entramos em contato com uma firma de reciclagem aonde se fabrica
varais a partir de garrafas pet. Essa firma virá à Escola uma vez por semana e
retira o material recolhido no pátio da Escola, pois em nosso bairro não tem
coleta seletiva.
Marcamos uma reunião com todos moradores
– pais, alunos, professores para esclarecer sobre a importância da reciclagem.
Colocamos cartazes e faixas nos pontos comerciais da periferia, incentivando na
coleta do material.
Decidimos fazer esse Projeto com o
argumento: nas últimas chuvas, os córregos transbordaram, inundando as lojas do
comércio em geral, levando a grandes prejuízos – não só para os comerciantes, como
também para toda população, pois para repor essa mercadoria perdida, se
encareceu o produto.
Como faz parte do cotidiano de cada
um, pois se refere ao meio em que vivemos e se cada um fizer um pouco, no
final, o total será muito, pois com as chuvas, os córregos não irão mais
transbordar, já que não tem mais garrafas tampando a desembocadura dos córregos
por onde as águas escoam. Nossas ruas vão estar limpas e todos contribuíram
para que isto acontecesse.
Sendo um problema que, direta ou
indiretamente afeta a todos e não só a alguns como se pode vê já explícito no
item anterior. Os alunos aprendem da participação em experiência de trabalho
relacionado com a vida cotidiana.
Tema: Reciclagem
Objetivo: Preservação do meio ambiente
Justificativa: é um projeto Interdisciplinar
Ciclos/anos: 1º ano do Ensino Fundamental, com
alunos de 6/7 anos de idade
Áreas temáticas: A qualidade de vida em todo contexto:
ético, moral, cultural, político, social e histórico de nosso país. Ir além das
disciplinas, facilitando aos alunos a aprendizagem de conceitos e estratégias
vinculadas a experiências próximas e interessantes para eles e abordando as
disciplinas: Português na construção e elaboração de textos. Matemática, no que
diz respeito, a quantidade de garrafas retiradas do meio ambiente? A quantidade
de varais que irão ser fabricados com essas garrafas...? História, na reconstrução
do contexto histórico. Ciências, no que diz respeito ao meio ambiente. Educação
Artística, a própria reciclagem, pois a partir de um material que se transforma
em outro diferente do original.
Atividades e ações: Partimos de uma situação problemática,
levando em consideração o processo de aprendizagem vinculado ao mundo exterior
à Escola e oferecer uma transdisciplinaridade para assim, facilitar o trabalho
dos corpos discente e docente.
Avaliação: Em Portfólio, com o processo da
síntese do tema, que permite avaliar se os estudantes alcançaram os resultados
esperados, se adquiriram habilidades e competências com a colaboração dos
colegas e professores, com base em situações reais e complexas de elementos
inter-relacionados.
Raquel da Silva Brito
– RA 175975
Licenciatura Plena em
Pedagogia – 5MA
São Caetano do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário