Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

"Como elaborar projetos escolares com garrafas pet"



É cada vez mais urgente a necessidade de reciclar o lixo que consumimos, pois o número de habitantes nas grandes cidades cresce e, como conseqüência, surge o aumento do lixo produzido. 
Como elaborar projetos escolares com garrafas pet
A saída para o problema do aumento de lixo pode estar no ambiente escolar que, como um local de sociabilização importante para os adolescentes, pode colaborar para com a conscientização e informação sobre o consumo consciente por meio de atividades práticas que estejam conectadas com questões da cultura jovem relacionadas ao consumo: identidade, padrões estéticos impostos pela mídia, bens não duráveis.
Pensando nessas questões é possível construir um projeto interdisciplinar cujo tema é uma exposição de Design Pet, onde os alunos devem construir objetos utilitários a partir do material da garrafa Pet. O projeto é voltado para alunos do ensino Médio e é possível envolver professores das disciplinas: Artes, Português, Matemática, História, Geografia, Química e Biologia.
Tempo para ser realizado o projeto: 2 Bimestres, sendo que no primeiro período os conteúdos teóricos devem ser trabalhados e no segundo período acontecerá a parte prática (construção dos objetos e montagem da exposição). 

Instruções

O que você precisará

  • Garrafas PET
  1. 1
    Na primeira etapa (um bimestre) os professores das disciplinas podem trabalhar os seguintes conteúdos:
    HISTÓRIA E GEOGRAFIA - trazer conteúdos sobre o surgimento do capitalismo, a cultura do consumismo dos brasileiros das grandes cidades e como isso foi herdado do “American Way of Life Life”.
    BIOLOGIA e QUÍMICA - trabalhar conteúdos que demonstrem a constituição do material da garrafa PET e sobre a questão desse material não ser facilmente “digerido” pela natureza.
    ARTES - Peça para que os alunos desenhem um esboço do objeto que eles construirão a partir do material da garrafa PET, sempre pensando que deve ser um objeto utilitário.
    MATEMÁTICA – Pensar no projeto dos objetos (desenhos, proporções).
  2. 2
    Como elaborar projetos escolares com garrafas petNa segunda etapa (um bimestre) aos alunos deve ser pedido que recolham as garrafas PET (em casa, bairro etc) do período de uma semana. O período de coleta deve ser delimitado, pois assim eles tem consciência do quanto de lixo produzimos em um curto período de tempo.

    ARTES – Construção dos objetos e depois de finalizados pensar na construção do espaço expositivo: em qual espaço da escola vai acontecer a exposição, expografia, determinar as tarefas de cada professor e turma.

    PORTUGUÊS – Preparar textos sobre cada objeto, isto é, plaquinhas que expliquem o funcionamento do objeto, cores, dimensões etc. 
  3. 3
    Exposição: Convidar os pais e os moradores em torno da escola para visitarem a exposição.

Nenhum comentário: