Episódio: “A pipa”
Resumo:
A Série Aula lá fora foi realizada em escolas públicas de Santo André, São Paulo por meio
de um projeto desenvolvido pela secretaria de educação do município e a TV Escola. Essa
série destaca uma forma interessante e diferente de aprender: a aula realizada fora dos
muros da escola, denominada de aula-passeio. No episódio A pipa a professora Márcia
Maria Cavassani explica diversos conceitos de geometria, o movimento dos ventos, o
perigo dos fios de eletricidade, entre outros conteúdos, apenas se utilizando do tema “pipa”.
Isso porque, após um grande período de pesquisa e descoberta de conceitos dentro de sala
de aula, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeifs)
Sylvia Orthof, no Bairro Telles de Menezes, em Santo André, saíram em direção ao Sesc
Itaquera acompanhados pela professora e exploraram todo o seu interesse por aventura e
descobertas em prol da aprendizagem prática de como e por que empinamos pipa.
Palavras-chave
Aula lá fora, aula-passeio, Ensino Fundamental, formação de professores, aprendizagem
significativa.
Nível de ensino
O trabalho proposto nesta ficha pedagógica é destinado à formação inicial e continuada de
professores e equipe gestora escolar.
Modalidade
Formação inicial e continuada de professores e/ou equipe gestora escolar. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da
Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e
digital banda C Vert /Freq. 3965. Na internet acesse http://tvescola.mec.gov.br e assista ao vivo, 24 horas.
Componente curricular
Disciplinas pedagógicas, Didática, planejamento educacional, currículo, Matemática, Arte,
Ciências Naturais, Pluralidade Cultural.
Aspectos relevantes do vídeo
O vídeo, muito mais do que apresentar o tema “pipa”, revela-se como um excelente
exemplo de como podemos explorar inúmeras informações presentes no dia a dia das
crianças para a construção de conhecimentos importantes. Ao trabalhar com esse tema, três
aspectos merecem ser destacados: o incentivo ao diálogo e a participação ativa dos
estudantes – por meio da organização da aula com o auxílio dos mesmos, a utilização de
convidados com o intuito de diversificar a fonte de conhecimentos e a aula-passeio em si,
com a experimentação das hipóteses das crianças, participação em grupos e preocupação
com o registro da atividade, via fotografia e filmagem.
A metodologia utilizada pela professora Márcia incentiva as crianças a desenvolver
um olhar atento e reflexivo sobre aquilo que as cerca. A “aula” passa a ser dada por eles,
questionados a todo instante sobre as experiências e hipóteses que desenvolvem com base
nas informações e conhecimentos que têm. A professora convida os alunos a participar, não
só dos diálogos, mas da organização dos colegas na classe e do planejamento das
atividades. Mediante uma aula coletiva e cooperativa como essa, a aprendizagem flui com
facilidade e raramente desenvolvemos conhecimentos que não foram bem compreendidos
ou situações desmotivadoras com o processo de aprender.
A seleção de estratégias foi intencional e diversificada. Levou-se em conta a idade
dos estudantes, seus interesses e necessidade de atividades mais concretas. Por isso, a
professora se valeu da pesquisa (em diversas fontes: livros, dicionário, jornais, obra dearte), do debate e do levantamento de hipóteses para a construção de conhecimentos,
tornando a sala de aula um espaço mais interativo.
A docente contou com a participação de convidados (pessoa que fabrica pipas e o
“tio fio”), levando os estudantes a refletir sobre onde e como podem ter acesso às
informações, desviando do professor a imagem de detentor único do conhecimento, ao
mesmo tempo em que oferecia maior valor às informações encontradas nas pessoas da
convivência ou não das crianças. A utilização da saída da sala (no Sesc e no pátio) permitiu
aos estudantes a experimentação de suas hipóteses e a elaboração de novas, favorecendo,
ainda, como destaca a própria professora, o desenvolvimento do senso de equipe, a emoção
de participar e interferir em na própria aprendizagem e na dos colegas, sendo solidários e
colaborativos.
Duração da atividade
A atividade proposta poderá ser realizada em aproximadamente 4 horas.
O que professor poderá aprender com esta aula
Refletir sobre a metodologia utilizada.
Discutir sobre a experiência bem-sucedida de uma aula-passeio.
Relacionar os aspectos fundamentais ao bom desenvolvimento de uma proposta
pedagógica.
Identificar e desenvolver uma proposta de trabalho que priorize o bom desenvolvimento do
educando relacionando os conteúdos fundamentais à sua formação.
Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo
professor/mediador com o aluno/professor
Noções sobre metodologias de ensino atuais.
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