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segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Aula lá fora"



Episódio: “A pipa”


Resumo: 
A Série Aula lá fora foi realizada em escolas públicas de Santo André, São Paulo por meio 
de um projeto desenvolvido pela secretaria de educação do município e a TV Escola. Essa 
série destaca uma forma interessante e diferente de aprender: a aula realizada fora dos 
muros da escola, denominada  de aula-passeio. No episódio  A pipa a professora Márcia 
Maria Cavassani explica diversos conceitos  de geometria, o movimento dos ventos, o 
perigo dos fios de eletricidade, entre outros conteúdos, apenas se utilizando do tema “pipa”. 
Isso porque, após um grande período de pesquisa e descoberta de conceitos dentro de sala 
de aula, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeifs) 
Sylvia Orthof, no Bairro Telles de Menezes, em Santo André, saíram em direção ao Sesc 
Itaquera acompanhados pela professora e exploraram todo o seu interesse por aventura e 
descobertas em prol da aprendizagem prática de como e por que empinamos pipa.  
Palavras-chave 
Aula lá fora, aula-passeio, Ensino Fundamental, formação de professores, aprendizagem 
significativa. 
Nível de ensino 
O trabalho proposto nesta ficha pedagógica é destinado à formação inicial e continuada de 
professores e equipe gestora escolar.  
Modalidade 
Formação inicial e continuada de professores e/ou equipe gestora escolar. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. 
Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da 
Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e 
digital banda C Vert /Freq. 3965. Na internet acesse http://tvescola.mec.gov.br e assista ao vivo, 24 horas.
Componente curricular 
Disciplinas pedagógicas, Didática, planejamento educacional, currículo, Matemática, Arte, 
Ciências Naturais, Pluralidade Cultural. 
Aspectos relevantes do vídeo 
O vídeo, muito mais do que apresentar o tema “pipa”, revela-se como um excelente 
exemplo de como podemos explorar inúmeras informações presentes no dia a dia das 
crianças para a construção de conhecimentos importantes. Ao trabalhar com esse tema, três 
aspectos merecem ser destacados: o incentivo ao diálogo e a participação ativa dos 
estudantes – por meio da organização da aula com o auxílio dos mesmos, a utilização de 
convidados com o intuito de diversificar a fonte de conhecimentos e a aula-passeio em si, 
com a experimentação das hipóteses das crianças, participação em grupos e preocupação 
com o registro da atividade, via fotografia e filmagem.  
A metodologia utilizada pela professora Márcia incentiva as crianças a desenvolver 
um olhar atento e reflexivo sobre aquilo que as cerca. A “aula” passa a ser dada por eles, 
questionados a todo instante sobre as experiências e hipóteses que desenvolvem com base 
nas informações e conhecimentos que têm. A professora convida os alunos a participar, não 
só dos diálogos, mas da organização dos colegas na classe e do planejamento das 
atividades. Mediante uma aula coletiva e cooperativa como essa, a aprendizagem flui com 
facilidade e raramente desenvolvemos conhecimentos que não foram bem compreendidos 
ou situações desmotivadoras com o processo de aprender.  
A seleção de estratégias foi intencional e diversificada. Levou-se em conta a idade 
dos estudantes, seus interesses e necessidade  de atividades mais concretas. Por isso, a 
professora se valeu da pesquisa (em diversas fontes: livros, dicionário, jornais, obra dearte), do debate e do levantamento de hipóteses para a construção de conhecimentos, 
tornando a sala de aula um espaço mais interativo.  
A docente contou com a participação de convidados (pessoa que fabrica pipas e o 
“tio fio”), levando os estudantes a refletir sobre onde  e como podem ter acesso às 
informações, desviando do professor a imagem de detentor único do conhecimento, ao 
mesmo tempo em que oferecia maior valor às informações encontradas nas pessoas da 
convivência ou não das crianças. A utilização da saída da sala (no Sesc e no pátio) permitiu 
aos estudantes a experimentação de suas hipóteses e a elaboração de novas, favorecendo, 
ainda, como destaca a própria professora, o desenvolvimento do senso de equipe, a emoção 
de participar e interferir em na própria aprendizagem e na dos colegas, sendo solidários e 
colaborativos. 
Duração da atividade 
A atividade proposta poderá ser realizada em aproximadamente 4 horas.  
O que professor poderá aprender com esta aula 
Refletir sobre a metodologia utilizada. 
Discutir sobre a experiência bem-sucedida de uma aula-passeio. 
Relacionar os aspectos fundamentais ao bom desenvolvimento de uma proposta 
pedagógica. 
Identificar e desenvolver uma proposta de trabalho que priorize o bom desenvolvimento do 
educando relacionando os conteúdos fundamentais à sua formação.  
Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo 
professor/mediador com o aluno/professor 
Noções sobre metodologias de ensino atuais. 





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